.


.

.

03 setembro, 2013

dica do sommelier n.67

Olá Amigos,
Como vocês estão?
Cada ser humano tem uma percepção sensorial diferente do outro, e por esse motivo é que cada um de nós tem a capacidade de entender qualquer tipo de bebida alcoólica, desde que haja o nosso empenho em entendê-las.
Bem, na dica anterior, citei a cerveja como um produto valorizado e que, hoje em dia, vale a pena colocá-la à mesa. Trago então, mais dicas sobre o tema e espero que gostem.
Assim como o vinho, a cerveja originou-se nos primórdios da civilização. Consta ter sido produzida há mais de oito mil anos e a maior parte da documentação histórica a seu respeito provém do Egito onde se crê tenha sido ‘descoberta por acaso’, por meio da fermentação espontânea de cereais ou mesmo massa de pão exposta a água, já que os sumérios - considerados a civilização mais antiga que se têm registros -  cultivavam os cereais para a produção do pão. Então, de fato há muito para contar, mas vamos ao que interessa: a dica de hoje.

Eisenbahn Lust
Uma cerveja de Blumenau, Santa Catarina com cara de champagne.
A cerveja passa por um processo de segunda fermentação em garrafa, o que imprime a características similares de um champagne. Possui uma coloração âmbar, aroma frutado, cítrico e floral. Paladar refrescante, perlage fino e constante e ótima carbonatação (espuma). Experimente servi-la em uma taça flute, já que o seu formato evita que a carbonatação se dissipe rapidamente.


Weihenstephaner Hefe Weissbier
Cerveja produzida na mais antiga cervejaria do mundo, a Abadia Weihenstephan, localizada na Baviera, Alemanha.
Produzida unicamente de trigo com cevada malteada, possui cor turva, no nariz, apresenta aroma de leveduras maturadas, paladar pronunciado de trigo tostado, corrigindo a presença marcante do lúpulo.
Garanto a vocês: são duas ótimas opções de cerveja.

Não percam a próxima dica!
Apreciem sempre uma boa e honesta bebida,

Jeozadak Gomes

imagens meramente ilustrativas