.


.

.

13 setembro, 2013

dica do sommelier



Olá Amigos,

Como vocês estão?

Hoje tenho uma dica bacana que certamente será muito útil pra quem gosta de comer e beber bem. Falarei rapidamente sobre
A Calábria é a região do sul da Itália e mais de 90% da produção de vinho da região é o vinho tinto, com uma grande parte feita a partir da uva Gaglioppo. A região é uma das mais rurais do país.
A região vitivinícola Cirò está localizada no leste da sopé do La Sila região e se estende até a costa do mar Jónico. Clássico da região situa-se na comuni de Ciro e Ciro Marina na província de Crotone.

O solo da região é predominantemente calcária de marga com alguma argila e areia.

Os vinhos são predominantemente vermelhos contendo pelo menos 95% da uva Gaglioppo e cerca de 5% dos brancos com uvas Greco Bianco e Trebbiano.

A designação de Cirò classico só vai aparecer em vinhos tintos. Procurem os vinhos Cirò que tenham a indicação de sua região de origem - DOC.

Cirò Tinto. Vinho encorpado, rico, abundante, e persistente, acompanha um grelhado com risoto, um assado de caça, dentre outros pratos de sabor marcante.

Cirò Branco. Dourado, seco, frutado e bem maturado, ideal pra harmonizar com ratatouille, bolinhos de bacalhau e queijos cremosos.

Cirò Rosé. Límpido brilhante, boa acidez e final agradável, ideal para acompanhar massas com molho de tomate e pratos com receitas agridoces.


C O N V I T E
Convido aos amigos e leitores, que estarão em São Paulo neste fim de semana, a visitarem um dos restaurantes que participam da 13ª edição do São Paulo Restaurant Week.

Até o próximo domingo, dia 15, os restaurantes que fazem parte do evento contam com pratos inspirados na primavera e com preços convidativos: R$ 34,90 no almoço e R$ 47,90 no jantar.

Em especial, convido vocês a conhecerem o Restaurante Fior d’Italia, onde terei o enorme prazer de recebê-los e apresentar nossa Carta de Vinhos com sugestões especiais para harmonizar com a refeição de vocês.


Mais informações, acessem http://www.fiorditalia.com.br

Apreciem sempre um bom e honesto vinho.
Jeozadak Gomes
  





imagens meramente ilustrativas